O programa do motor é guardado numa “Eprom”
,que serve de base de dados, e está inserido
dentro da centralina do veiculo(ECU),
contendo toda a informação, para além de
outras, sobre quantidade de combustível,
resposta de ignição, pressão do turbo, para
determinada temperatura do ar e do motor, e
consoante a posição do acelerador. Quando se
reprograma uma Eprom são alterados os
valores originais do veiculo por valores
optimizados, aumentando assim a potência e o
binário sem comprometer a fiabilidade, o
desempenho e o consumo do veiculo a
velocidade média. Na maior parte dos
veículos o consumo de combustível costuma
até melhorar com a reprogramação da “Eprom”.
Em motores Turbo a gasolina alterando a
pressão do Turbo de acordo com a
reprogramação da electrónica conseguem-se
aumentos impressionantes de 35% de potência
e binário na maioria dos modelos.Nos motores
turbo diesel o incremento ascende aos 25%.Em
motores atmosféricos, a gasolina, estes
ajustes ascendem a mais 10% de potência.
A MasterGás especializou-se na aplicação
de chips de potência e na reprogramação de
centralinas, método pelo qual também obedece
aos mais altos padrões de qualidade, aliada
a empresas internacionais de renome como é a
Dimsport, líder mundial neste tipo de
serviços.