Segurança - GPL Auto
Veículo testado - Opel Astra de 2006 - Teste realizado pela
ADAC
Com o aumento de popularidade, a empresa alemã
ADAC, especialista em segurança nos automóveis
efectua testes de colisão e incêndio a um Opel
Astra de 2006 com um sistema convencional a GPL.
No primeiro estes colocam um automóvel a mais
de 60Km por hora a acertar em cheio na traseira
do veículo a GPL, exactamente onde se encontra
um reservatório tórico com mais de 55l de GPL (a
80% do que este reservatório suporta).
Verifica-se que no teste de colisão, o outro
veículo fica com o motor totalmente destruído.
No compartimento da bagageira foi colocado uma
câmara para verificar o comportamento da colisão
e a deformação da mesma.
Conclui-se que o depósito de GPL e o sistema
todo fica intacto. Os danos do veículo são
mínimos pois o depósito acabou por travar o
agravamento da deformação do veículo. Como era
de esperar, não existe qualquer diferença na
pressão do depósito após a colisão.
Testou-se depois colocar o motor a trabalhar
e este funcionava na perfeição, sem qualquer
fuga.
Mas o que acontece ao veículo se for alvo de
um incidente que englobe um incêndio?
Existe no depósito uma válvula que regula a
pressão do reservatório. Esta válvula é
accionada quando a temperatura envolvente chega
aos 800ºC, de forma a libertar faseadamente gás,
evitando que a expansão do gpl faça com que o
depósito se danifique.
Colocou-se neste teste um recipiente de benzina
mesmo por debaixo do depósito de GPL.
Provocou-se assim o incêndio. Uma câmara que
mede a intensidade de calor, filmou o incêndio
para saber a quantos graus centígrados ardia a
viatura. De modo controlado, a válvula de
segurança foi libertando o GPL, quando o carro
ardia por completo. Como era de esperar, o carro
não explodiu e o funcionamento dos dispositivo
de segurança foram todos accionados com sucesso.
Fica assim mais uma vez provado que as
viaturas a GPL são tão seguras como as
restantes, movidas a combustíveis convencionais.
Os depósitos GPL acabam por ser bem mais seguros
que os depósitos a gasolina ou a diesel, pois
além de terem dispositivos de segurança mais
sofisticados que os convencionais, são
ultra-resistentes a impactos.
Poderá consultar mais sobre o teste da ADAC carregando aqui
Poderá visualizar outro teste aqui: